SER ZEN

SER ZEN

Zen é um método, uma atitude, uma filosofia de vida. Ser Zen é adotar uma atitude mental de "não sei", sempre e sobre tudo.

Em tudo que se faz na vida, em todos os lugares, em todos os momentos, pode se adotar uma atitude Zen de não esperar nada e estar preparado para tudo. Aceitando a vida como ela é, sem fantasias ou ilusões.

O segredo do Zen é fazer uma coisa de cada vez, e fazê-la bem, com plena consciência. Se estiver dormindo então durma, se estiver correndo então corra, se estiver  escrevendo então escreva... ou seja, coloque a sua mente e seu corpo inteiramente naquilo que estiver fazendo, concentrando-se sempre no aqui e no agora.

Assim o Zen revela-se como a arte de fazer sem fazer, de fazer com que as coisas se façam a si próprias. Através da meditação, onde se alcança um estado de perfeita limpeza dos pensamentos e abandono total de corpo, o próprio sujeito desaparece e o Caminho manifesta-se em toda a sua plenitude...

Seja Zen, sempre e em tudo o que faz, diz, pensa, sente…aqui e agora.

Aceitando ou não, todos nós temos um corpo espiritual. Jung chamou de intuição, Taoístas chamam de Yin, Cristãos chamam de Espírito Santo - aquela parte de você que sente, chora, olha para dentro, para os sentimentos, ao invés de ver o mundo externo. Acreditando ou não que a alma é eterna, este é um aspecto de nós mesmos que merece ser cultivado. Algumas pessoas o fazem através da fé, pura e simplesmente; entretanto, esta não é a única maneira de trazer a alma para mais perto da sua consciência.
Na prática, comungar com o espírito é essencial. Sem reservar um tempo para a introspecção, diversão e criatividade, ficamos fragilizados, ainda que demoremos a perceber. Nós perdemos a referência do que nos deixa felizes e produtivos.
Centenas de momentos diários podem trazer para o mundo nossa natureza espiritual, e liberar a parte intuitiva de nossas vidas. Estas dez atividades são apenas uma gota num oceano de idéias, mas representam uma só coisa: a conexão com o nosso ser mais profundo e com a nossa natureza.

Passe algum tempo com os animais - “A grandeza de uma nação e seu progresso moral pode ser julgado pela maneira que seus animais são tratados.” Mahatma Gandhi

Um gato, um cachorro ou qualquer outro animal de estimação é um raro tipo de amigo - aquele que não espera nada em troca. Passar algum tempo com eles pode ser um momento de descarga quando o mundo exige tanto de nós. Mas, ainda mais que isso, animais, pela sua natureza, trazem o senso de beleza que muitos de nós reprimimos. Visitar não só um animal, mas um zoológico, um abrigo de animais, ou até os mais selvagens, pode ajudar a clarear a mente e evocar a serenidade em todos nós.

Ver o mundo passar - “A coisa mais bonita que podemos experimentar é o mistério. É a fonte de toda arte verdadeira e de toda ciência." Albert Einstein

Um dos prazeres que mais se sente falta nos dias atuais é o costume de ver o mundo passar, sentado debaixo de uma árvore, em uma varanda, observando, nem que seja por um instante. Contemplar o mundo envolve deixar as preocupações do seu dia se esvaírem, admirar o Universo pela sua simples beleza, às vezes dividindo este momento com um amigo. Aproveitar as maravilhas da Terra, durante o pôr do sol em uma montanha ou simplesmente deixando as ondas baterem em você na praia, são atitudes que permitem que a intuição e a alma se desenvolvam e apareçam em nossas vidas, provendo idéias e a inspiração para resolver os problemas.

Desenvolva sua criatividade - “Toda obra de arte foi, um dia, pigmentos numa tela.” Henry S. Haskins

Arte e projetos criativos são maneiras de deixar que o espírito se expresse. Apesar de nos comunicarmos constantemente, nossa verdadeira natureza só aparece em alguns poucos trabalhos únicos. Alguns de nós têm a sorte de trabalhar em áreas onde a criatividade pode brilhar, mas qualquer um pode ser artístico de alguma forma. Através da pintura ou desenho, da escrita, trabalhos em madeira, música, dança ou outras milhares de outras expressões, nós podemos alcançar o nosso interior e dar à alma um tempo para se mostrar.

Ouça músicas - “Música lava a alma das sujeiras do dia-a-dia” Bertold Auerbach

Música, a boa música, alcança as camadas mais profundas da consciência e resgata algo profundo e primário. A música pode nos mover por entre emoções e pensamentos que nós nunca tínhamos encontrado antes, e pode nos trazer de volta para momentos que nós nunca queremos perder. Guarde um tempo no seu dia para ouvir o seu CD favorito e escutá-lo passivamente. Não pense sobre trabalho, escola, crianças ou nada que te preocupe - apenas deixe que a música ache o seu lugar na sua alma.

Brinque com uma criança - “Quando o 1º bebê sorriu pela 1ª vez, a risada se quebrou em milhões de pedacinhos que se espalharam. Assim aconteceu a criação das fadas.” James Matthew Barrie Peter Pan

Um certo homem disse: “Eu nunca tinha percebido a diferença que uma criança faria, até meu pai começar a tomar conta da minha sobrinha de três meses. De repente, um homem frio acordou para a vida e se transformou em alguém engraçado e divertido, não só nas horas em que estavam juntos, mas o dia inteiro.” Crianças têm uma fagulha, um brilho que alcança e empurra o espírito em direção à evolução. Entrar no mundo das crianças não somente nos permite amar e sermos amados (a emoção essencial do ser humano), mas também renova o senso de vontade, imaginação e descoberta.

Ande um pouco - “Anjos sussurram no seu ouvido quando você sai para caminhar” Raymond Inmon

O que se deve fazer para trazer para fora o que é mais espiritual em nós? Uma caminhada na floresta, perto do mar, ou até mesmo um parque, são algumas das atividades mais relaxantes que podemos fazer no dia. Até uma volta pelo bairro é uma ótima maneira de reavivar o espírito. Guarde alguns minutos para aproveitar o mundo como parte integrante dele.

Ajude alguém - “Um ato de bondade é, por si só, um ato de felicidade. Nenhuma recompensa pode ser comparada à felicidade de quem ajuda o outro.”

Qualquer pessoa pode encontrar sua própria maneira de alcançar o espírito. Nem todas as atividades serão benéficas para todos, assim como nem todo mundo gosta de salada. Ajudar o próximo tem sido, nos últimos tempos, um ato diretamente ligado à culpa. Apesar disso, o fato de ser útil, de poder dar algo de si para alguém, é um dos sentimentos mais poderosos para quem experimenta. Ajudar não precisa consistir num ato heróico, pode ser o simples fato de alimentar um animal abandonado ou dar as direções para alguém que esteja perdido. Qualquer pequeno movimento é sagrado.

Faça amor - “As almas se encontram nos lábios dos amantes.” Peter Shelley

Sexo é uma experiência maravilhosa. Se não fosse, nós humanos associaríamos a maternidade a um ato incômodo. Mas fazer amor é divino. A junção de pessoas apaixonadas é o que há de mais bonito e espiritual. O simples ato do intercurso se transforma num momento mágico quando duas pessoas se tocam pela simples vontade de dividir a alegria de estarem juntos. Não há melhor maneira de realizar nossas almas do que tocando a alma de outra pessoa, e fazer amor te dá essa chance. Esteja atento, porém, pois o sexo por si próprio não é a maneira ideal para curar as dores da vida. Um encontro sexual com alguém que se ama de verdade, e que te ama reciprocamente, é o remédio que realmente cura.

Fale com um amigo - “Nós partilhamos da vida de nossos amigos porque isso é prazeroso, e não porque nos falta amor em casa.” Provérbio Yorubá

Amizade tem um elemento que a realeza não tem: nós escolhemos os nossos amigos. Como animais sociais, nós humanos precisamos da companhia daqueles que pensam como nós, e que têm corações como os nossos. Amigos são estas pessoas. Passe algum tempo com os amigos, falando, andando, ou simplesmente sentados numa cadeira de balanço no jardim. A nutrição que o espírito recebe da companhia e da compreensão de um amigo é inigualável.

Fale sozinho - “O único Zen que você encontra no alto da montanha, é o Zen que você leva para lá.” Robert M. Pirsig

Você pode pensar que falar sozinho é sinal de loucura - e às vezes pode até ser. Mas perguntar para si mesmo algumas questões, é uma das coisas mais saudáveis e intuitivas que alguém pode fazer para ficar em sintonia com seus próprios e profundos pensamentos. Você nunca vai saber o que você realmente pensa dos seus problemas se não deixar sua mente fluir. Uma conversa mental entre o seu consciente e sua alma é vital. Sem isso o seu dom criativo para resolver problemas e o senso de si mesmo ficam escondidos em atos robotizados do dia-a-dia. Além disso, quando você se pergunta alguma coisa, às vezes a Divindade pode responder.

Fonte : Extraído e adaptado do site Bem Zen.

Comentários