ECOLOGIA PROFUNDA*



PAZ, palavra tão dita e tão pouco vivida.

PAZ, bandeira escassa na face e no interior dos homens que habitam a Terra, este precioso espaço azul

Que brilhem a alegria e a harmonia que perdidas foram, e o amor se estabeleça no coração dos homens. Só assim serão fraternos, cheios de amor real, homens, infinitamente homens
Que Deus em seu não Ser, faça em ti, luz e vida, daqueles que das sombras forem nesgas de fuligem desfigurando o belo.
Para construirmos um mundo de Paz é imperativo cuidar da ecologia profunda do nosso ser, desenvolvendo um trabalho interior, pois para se ter um mundo de Paz ele deve ser habitado por seres que tenham Paz no coração.
Só construindo um mundo de PAZ conseguiremos FELICIDADE.
Ecologia Interior – Paz consigo mesmo → consciência pessoal.
Ecologia Social – Paz com os outros → consciência social.
Ecologia Ambiental – Paz com a natureza → consciência ambiental.
A Paz começa em você e precisa ser cultivada para ser dividida com os outros e o planeta.
Como primeiro passo, fique vigilante com sua mente; observe seus pensamentos, cuide para que sejam de paz, compaixão e alegria. Assim você estará transformando este planeta no melhor lugar para se viver em Paz, compaixão e responsabilidade universal.
Para ter PAZ no coração é necessário que se organize, isto é imperativo. A obediência matemática no processo de organização, conduzirá à Paz Interior.
Deverá inicialmente começar de fora para dentro e tão logo consiga, automaticamente passará o comando para o Ser Interior. O processo se inverte. Comece nas mínimas coisas: no horário de se levantar, na forma de se alimentar, na forma de organizar seu armário, a sua mesa de trabalho e até mesmo a sua cesta de lixo.
Quando tirar por alguma necessidade uma coisa de seu lugar preestabelecido dentro do plano da organização, volte instantaneamente com ele para o lugar de origem. Não escute o querer, faça conscientemente.
Manter a Paz Interior num mundo agitado e violento é um desafio e uma arte. Você pode aprender a não se perturbar a todo instante, para isto é necessário ficar atento às suas emoções, raiva, mágoa, rejeição, inveja. Tudo isso nos faz sofrer. Depois de identificar a emoção é só seguir o caminho da harmonização.
Para identificar os seus sentimentos é necessário que se aquiete. Aí você pode compreender o porque e tomar a decisão adequada no momento para resolver a questão, depois ficar vigilante para o mal estar não retornar. Assim, você será mais confiante e pode atingir a Paz Interior.


Paz no seu coração!


*Gislaine Maria D’Assumpção
Presidente do Instituto Renascer da Consciência, Coordenadora da UNIPAZ-MG

Comentários