SÂNSCRITO-A LINGUA SAGRADA



AUM em Sânscrito

Sânscrito (do Sânscr. samskrta, puro, aperfeiçoado, polido)

O sânscrito, a língua clássica da Índia, parece não ter nenhuma relação com as formas ocidentais, porém é aparentado com quase todas as línguas da Europa, inclusive com o português.
Tudo teve início com o povo que começou a conquistar a Índia por volta de 1500 antes de Cristo. Quase toda a literatura indiana antiga foi escrita na língua ária, o sânscrito. A língua nacional da Índia moderna é escrita com caracteres derivados do sânscrito.
O sânscrito vem da árvore linguística chamada Indo-Europeias. O tronco da árvore foi uma língua comum falada provavelmente na região noroeste do Mar Negro a cerca de 2.500 anos antes de Cristo.
Depois, o povo que vivia naquela região emigrou em diferentes direções e a árvore se ramificou em línguas diferentes mas aparentadas. Sânscrito (do Sânscr. samskrta, puro, aperfeiçoado, polido) é uma língua indo-ariana antiga que foi a língua sagrada da civilização brâmane.
Os mais antigos textos em sânscrito, os Vedas (que significa “saber”), são coletâneas de cantos religiosos, dos tratados litúrgicos e dos comentários sobre esses cantos. Foram transmitidos oralmente entre 1.800 e 500 antes de Cristo; sua transcrição, posterior, reproduz fielmente o texto oral e permite seguir a evolução da língua.
Quando, por volta do século V antes de Cristo, o gramático Panini descreveu a língua e fixou sua norma linguística, o sânscrito era uma língua litúrgica, o que continuou sendo até a época contemporânea: as línguas vivas da Índia eram na verdade os dialetos vulgares (ou práscritos) que deram origem às diversas línguas faladas atualmente.
A “descoberta” do sânscrito por filólogos europeus, no final do século XVII, deu origem à linguística indo-europeia e à gramática comparada (o sânscrito representa uma fase de língua bem próxima de suas origens indo-europeias).
Mantém-se, hoje, como língua culta da Índia, se bem que alterada por influência de outros falares. Não obstante a língua oficial da Índia seja o hindu, há mais de 15 línguas nacionais, faladas em 1.600 dialetos.
Curiosidade: a palavra inglesa “rupee”, utilizada no sistema monetário de vários países, é deriva do sânscrito “rupya” que significa “prata”...
Curiosidade: “Satyagraha” foi o termo usado pelo pacifista indiano Mahatma Gandhi durante sua campanha pela independência da Índia. Em sânscrito, Satya significa 'verdade'. Já agraha quer dizer 'firmeza'. Assim, Satyagraha é a 'firmeza na verdade', ou 'firmeza da verdade'. Satyagraha significa o princípio da não-agressão, ou uma forma não-violenta de protesto, como um meio de revolução. Satyagraha também é traduzido como “o caminho da verdade” ou “a busca da verdade”.

Origens do Idioma Sânscrito e textos literários

 
Segundo as narrativas da Doutrina Secreta ( HPB ) o Sânscrito foi a língua falada nos primórdios da Quinta raça raiz da humanidade ( a raça ariana ) . Esta raça teve suas origens ao norte da Europa , e após a submersão da Atlântida
( o continente desaparecido ) ,  emigrou para as regiões da Ásia e Oriente Médio até a Pérsia . Um ramo dos arianos foi para as montanhas do Irã e o outro foi para a Índia .
Os mais antigos manuscritos da literatura universal conhecidos foram compostos em Sânscrito , língua que se perpetuou até hoje como idioma sagrado e de erudição nas ciências tradicionais da Índia  .
Os textos mais antigos ( uma parte pelo menos do Rig Veda Samhitá ) , são anteriores à formação do mundo (segundo a Doutrina Secreta ) , constituindo o enunciado das leis segundo as quais o universo foi criado , é mantido e será destruído . Segundo a tradição , e também segundo certos dados astronômicos, nossos historiadores fazem remontar sua forma atual a uma época que varia entre a primeira metade do quinto milênio
e a " época de Platão " .
Ainda em nossos dias escreve - se em sânscrito , traduz - se para o Sânscrito e publicam  - se até periódicos em Sânscrito , mas isso em domínios cada vez mais restritos .
A literatura Sânscrita apresenta todas as características gerais que assinalamos , distinguindo - se notável continuidade dos temas e pela preocupação constante com o valor próprio ,  poder - se - ia dizer mágico , do vocábulo e do som ( mantras ) .
Nos primórdios , o texto era puramente evocativo , espécie de lembrete destinado a meditação, permitindo assim rememorar e aprofundar os ensinamentos esotéricos recebidos . Mais tarde , provavelmente em vista da evolução mental da raça , teve de se tornar mais explícito, pormenorizando o mito , enriquecendo - o com novos exemplos , transpondo  - o para o ritual e explicando - o pela filosofia .
Os hinos védicos , particularmente o Rig Veda , consistem em fórmulas sacras deliberadamente herméticas ( mantras ) , se apresentando em forma de invocação aos diversos aspectos do divino .
Os Puranas e os Poemas Épicos pormenorizam amplamente os mitos que os hinos se limitam a evocar , acrescentando - lhes episódios extraídos da vida de heróis proto - históricos .
Os Upanixades fazem a transição para os tratados filosóficos doutrinários dos grandes mestres como Çankara , apresentados muitas vezes sob forma de comentários .
Os Sutras e os Shastras são consagrados mais especialmente ao ensino da arte e ciência , da política ,  do erotismo e da astronomia  .
Os Tântras , herméticos , aliás raramente encontrados por escrito , mas de origem muito antiga e desempenhando papel considerável , exaltam a " Mãe Divina " .

Comentários