Experiência mítica na Transiberiana-Na ferrovia mais longa do mundo, a viagem por uma Rússia desconhecida e repleta de belas paisagens

O trajeto é de quase 10.000 quilômetros por uma das regiões mais gélidas e inóspitas do planeta. A Transiberiana é a ferrovia mais extensa do mundo e atravessa toda a Rússia, começando em Moscou e terminando em Vladivostok, na costa do Pacífico.
Durante o trajeto, o viajante pode admirar as mudanças de paisagem: grandes rios, montanhas cobertas de neve, florestas e maravilhas naturais como o lago Baikal, considerado a pérola da Siberia.
A ferrovia, que levou 25 anos para ser construída (1891-1916) e contou com o trabalho forçado de milhares de condenados, é percorrida em sete longos dias de viagem. Há quem prefira fazer o trajeto sem descer do trem, mas o recomendado é realizar algumas paradas.

Os vagões oferecem algum conforto. O passageiro viaja em cabines para quatro pessoas, com dois beliches. O ambiente é climatizado e um vagão-restaurante oferece vodka e pratos da culinária russa. O único problema é a falta de uma ducha para tomar banho.

Os trens levam a bordo todo tipo de gente, de turistas a contrabandistas, soldados e migrantes. A maioria dos viajantes acaba interagindo com outros passageiros, o que faz da viagem uma experiência inesquecível.
Uma dica para quem quer se aventurar nessa viagem é levar um dicionário do idioma russo, pois poucos funcionários das ferrovias falam inglês.

Comentários